Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

“Sem a bolsa, não conseguiria estudar”, afirma aluna mato-grossense que veio para Brasília fazer graduação

O final de ano se aproxima, o vestibular chega e, para muitos, o início do ano será cheio de novidades com o ingresso no Ensino Superior. Há muitas formas de se acessar os cursos de graduação. E, para boa parte dos alunos, uma bolsa de estudos cai bem. Esse é o caso da aluna do quarto semestre de Jornalismo do Centro Universitário IESB, Giovanna Regina Wobeto, de 20 anos. Ela veio de Cuiabá, Mato Grosso, para estudar na capital do país. Sem uma bolsa de estudos, a jovem afirma que seria impossível ingressar na faculdade. “A bolsa é fundamental para mim. Eu não poderia pagar integralmente”, compartilha.

Giovanna foi aprovada em um processo seletivo completamente online que deu acesso à Bolsa Excelência. Nessa modalidade, ela conseguiu o desconto de 50% no valor das mensalidades. Para participar foi bem fácil. Bastou acessar o site da Instituição e, com a nota do Enem, se candidatar à vaga. Alunos avaliados entre 650 a 699 pontos em alguma das últimas três provas do Enem tem direito à bolsa parcial. Quem tirou acima de 700 pode concorrer à bolsa integral. “Eu mudei a minha vida para estar aqui. Estou muito feliz de estar em Brasília, e a bolsa é o motivo de eu estar aqui hoje. A bolsa proporciona isso para muita gente que não tem condições”, analisa.

E, nesse caso, a bolsa é mais do que apenas um desconto. O aluno agraciado fica responsável por dar uma contrapartida para o Centro Universitário, como uma monitoria, por exemplo. No caso da Giovanna, ela dá aulas de redação, ajuda na revisão de textos e revisão gramatical em monografias. Tudo no próprio IESB. “A monitoria é boa para todos. Os alunos que nos procuram, além de sanar as dúvidas, recebem um acompanhamento mais delicado. E nós, ganhamos horas complementares”, explica Giovanna.

Para a pró-reitora do IESB, Regina Tombini, a Bolsa Excelência garante a evolução do aluno em todas as direções. “É uma bolsa social, solidária, em que os alunos têm a oportunidade de ajudar outros estudantes do IESB. O aluno ajuda outro docente, como tutor, monitor e o outro recebendo conhecimento pelo seu colega, seu par. De forma solidária todos se unem para conseguir sucesso na Instituição”, afirma.

Outras bolsas também estão disponíveis no IESB. Por exemplo, por meio do ProUni, destinada à concessão de bolsas de estudos integrais e parciais para cursos de graduação e sequências de formação específica em instituições privadas de ensino superior, com ou sem fins lucrativos. Esse programa é destinado aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular, na condição de bolsistas integrais, com renda per capita familiar máxima de três salários mínimos. Nessa modalidade, as inscrições são realizadas, exclusivamente, pela internet, no site do ProUni.

Clique aqui para mais informações da Bolsa ProUni.

Apoio ao esporte

O IESB também disponibiliza possibilidade de bolsas para esportistas. O coordenador do curso de Educação Física da Instituição, Sérgio Maraca, considera a modalidade de desconto uma forma de ação social. “É um projeto social-esportivo. Existe um grande problema no Brasil que é a dificuldade que o atleta tem de se graduar, seja por questões financeiras, ou por conta do calendário esportivo”, afirma.

Para atletas do Distrito Federal, serão disponibilizadas 150 bolsas para o curso de Educação Física (100 vagas com 50% de desconto e 50 com 100%), no primeiro semestre de 2020. Podem participar atletas que consigam comprovar rendimento esportivo. Como contrapartida, os esportistas deverão carregar a marca do IESB nas competições. Também será exigida aos bolsistas uma carga horária destinada à ações sociais executadas junto ao IESB em Ação – projeto de Responsabilidade Social da Instituição.