Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

Síndico desenvolve projetos para melhorar qualidade de vida no Riacho Fundo II

Para quem trabalha na administração de um condomínio, uma das tarefas mais difíceis é realizar uma boa gestão diante das necessidades dos moradores. O síndico tem suas atribuições e deve cumpri-las para um bom relacionamento com os condôminos. O servidor público, jornalista e advogado Lucio Carlos de Oliveira é síndico profissional do Residencial Condomínio Parque Riacho 11, no Riacho Fundo II e vem desenvolvendo um trabalho de melhorias e integração da comunidade.

A frente da administração do condomínio desde janeiro de 2018, Lúcio iniciou seu trabalho tendo que resolver mais de 30% de inadimplência dos moradores. Para isso, ele investiu em uma equipe de advogados para cobrar judicialmente todas as taxas atrasadas. A receita cresceu conforme os condôminos pagavam seus débitos, assim o síndico pôde transformar esse dinheiro em benefício.

Com o apoio dos moradores adimplentes, o primeiro ato do síndico foi transformar o espaço da antiga churrasqueira em um salão de festa de 175 metros quadrados. A obra iniciou em fevereiro e teve sua inauguração em 11 de agosto com uma feijoada para 400 pessoas, com a presença do ex-governador Rodrigo Rollemberg. Ele investiu também na reforma do interior dos 9 prédios, revestindo as escadas de granito e os patamares dos andares de porcelanato. Ele conta que a repercussão das melhorias tem atraído pessoas de outras comunidades até o condomínio.

“Vários síndicos de outros condomínios já vieram aqui visitar para ver o trabalho, tanto do salão de festas, como das novas escadas, isso porque um morador fala para um amigo que mora em outro condomínio, isso vai repercutindo e deixa a gente feliz porque é um trabalho que vem sendo reconhecido não só pela comunidade, como por moradores de outros condomínios da cidade”, acrescentou.

Desde que Lúcio Carlos, assumiu a gestão do condomínio, muita coisa mudou. Os moradores estão mais envolvidos com os eventos realizados em datas comemorativas como dia das mães, dia dos pais, festa junina e dia das crianças. Além das atividades que o síndico em conjunto desenvolve durante a semana, como aulas de zumba, violão e inglês para crianças, jovens e adultos. Realizadas no salão de festa, as aulas são ministradas por professores que cobram uma taxa simbólica dos alunos como custo. Nesse ano, Lúcio pretende, junto com o apoio da comunidade, abrir as portas do condomínio para os vizinhos que queiram participar das atividades no salão.

Além disso, teve uma mudança no quadro de funcionários, que é formado com os próprios moradores que antes estavam desempregados e sem qualquer perspectiva de entrar no mercado do trabalho. É o caso do morador Paulo Roberto Gomes Silva, que estava desempregado e recebeu a oportunidade de trabalhar como porteiro do Parque Riacho 11, “foi uma boa iniciativa do síndico, principalmente para mim que estou com mais de 60 anos”, disse. Ele ainda conta que o maior benefício é a comodidade de estar a poucos passos de casa.

O porteiro ainda conta que a partir do momento que o síndico Lúcio assumiu a gestão muita coisa mudou, e destaca um fator principal para falar das melhorias, “teve muitas benfeitorias, ele chegou focado em melhorar o condomínio. Para todos o fator principal é a segurança, e ele impôs segurança dentro do condomínio, então a gente procura como funcionário dar esse suporte para poder manter esse equilíbrio, essa paz que temos aqui”, completou.