Campanha antirrábica – Prefeitura imunizará animais contra raiva neste sábado em Águas Lindas

A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás, por meio da Secretaria de Saúde e do Núcleo de Vigilância Sanitária realizará neste sábado (22) o Dia D da campanha de vacinação antirrábica. A campanha contará com postos de vacinação nas unidades escolares do município e a meta é vacinar ao menos 18 mil animais. Quatro postos móveis também oferecerão atendimento.

 

Raiva é uma doença que ainda é tida como uma grande preocupação por parte dos donos de pets. Incurável nos animais e fatal em 100% dos casos, a doença é uma zoonose e, portanto, também pode afetar os seres humanos – sendo que a vacina antirrábica é a sua única forma de prevenção.

 

“Porém, como ainda há uma grande quantidade de animais abandonados a transmissão da doença não é algo descartado. Daí a nossa preocupação em vacinar todos os cães e gatos de nosso município”, ressalta o prefeito.

 

A transmissão da raiva é feita por meio da saliva dos animais contaminados. A raiva é passada, principalmente, pela mordida dos animais doentes – sejam eles gatos ou cães. Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até 2 meses antes que os seus sintomas (também bastante similares) comecem a aparecer; sendo que, nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.

 

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura

Fotos: ASCOM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here