Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

Foram realizados os eventos de carnaval do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos

Nesta semana, foram realizados dois eventos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Trata-se do carnaval SCFV, uma festa voltada para mulheres da terceira idade e que tem por a finalidade estimular a autoestima das participantes e os cuidados com a saúde.

O carnaval foi realizado na manhã de terça-feira, 26, no Ginásio de Esportes Marcelo Viana, no Novo Gama. Já quarta-feira, 27, aconteceu no Ginásio de Esportes do Lago Azul. Na ocasião, a Prefeita Sônia Chaves prestigiou o evento, parabenizando o projeto e ouvindo as participantes. Também foi realizada a entrega de mais de 100 uniformes do projeto.

Os eventos fazem parte do Plano de Ação do SCFV e são voltados para senhoras a partir dos 60 anos de idade, mas também são aceitas pessoas de outras faixas etárias. “Muitas delas sofrem de depressão e, quando participam do grupo, se sentem muito bem e, ao mesmo tempo, se dedicam à uma vida mais saudável”, explicou Cleomar, gerente do Projeto.

A iniciativa é realizada em parceria ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) junto à Secretaria Municipal de Ação Social. Às novogamenses da melhor idade que queiram participar: os encontros do grupo acontecem das 08h ao 12h, no Ginásio do Lago Azul nas segundas e terças-feiras e no Ginásio Marcelo Viana nas terças e quintas-feiras.

Na programação, em todos os encontros, acontece de 08 às 09h a ginástica e, em seguida, são realizadas oficinas de artesanato. “Nós sempre conversamos com aquelas participantes que estão tristes, buscando entender o problema. Também faço visitas à casa daquelas que pararam de vir”, contou Cleo sobre o acompanhamento que realiza junto aos grupos. 

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um conjunto de serviços realizados em grupos, de acordo com o seu ciclo de vida, e que busca complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. Além disso, o SCFV fortalece as relações familiares e comunitárias epromove a integração e a troca de experiências entre as participantes, valorizando o sentido de vida coletiva.