Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

Secretário afirma que mesmo com investimentos museus do DF estão com problemas

Leandro Martins

Depois da repercussão do incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro, o governador Rodrigo Rollemberg determinou, nessa segunda-feira (3), o monitoramento imediato das condições dos museus brasilienses.

São seis os principais da capital federal: Catetinho; Museu Nacional de Brasília; Memorial dos Povos Indígenas; Museu Vivo da Memória Candanga; Museu de Arte de Brasília (MAB), que está fechado para reformas, e o Centro Cultural dos Três Poderes, formado pelo Museu Histórico de Brasília, o Espaço Lúcio Costa e o Panteão da Pátria Tancredo Neves.

O secretário de Cultura, Guilherme Reis, afirmou que o monitoramento das condições de segurança dos espaços culturais do Distrito Federal conta com o apoio permanente do Corpo de Bombeiros e é feito diariamente. Mas ressaltou que a tarefa não é fácil.

“Estão todos com problemas. Alguns necessitam de cuidados mínimos outros precisam de projetos sofisticados, mas estão sendo recuperados um a um.”

Reis acrescentou que o setor recebe verbas, mas como existem muitas prioridades é difícil atender a todas ao mesmo tempo.

“Os museus e os centros culturais do Distrito Federal têm muito o que ser feito, muita obra necessária para recuperar 30 anos de abandono contínuo.”

Guilherme Reis destacou que entre os investimentos mais recentes na área está a entrega do Espaço Cultural Renato Russo, depois de reforma completa.