“Série 100 dias: 3º episódio: Gama recebe mutirão de ações de infraestrutura e urbanismo

Em todos os setores é possível ver resultado do trabalho da Administração do Gama

(créditos: Paulo Cabral)

 Nos 100 dias de gestão da administradora Juliana Navarro, o Gama recebeu muitas ações de infraestrutura e urbanismo: recapeamento em pontos críticos do Pistão Sul; recuperação da pista de skate bowl, do Setor Oeste, com bombeamento da água acumulada, retirada de resíduos e pintura; recuperação do asfalto em várias quadras de todos os setores do Gama; e muito mais.

“No início destes 100 dias, nos deparamos com um Gama abandonado, carente de toda infraestrutura e urbanismo. Fizemos muito até aqui, embora possa parecer pouco. O recapeamento dos pontos críticos do Setor Sul, por exemplo, foi uma conquista muito positiva para a cidade. Há muito tempo o Gama não recebia uma ação como essa. Apenas o tapa-buracos não adiantaria para a região, então, buscamos o recapeamento junto à Novacap e conseguimos! A meta é continuar nesse ritmo e, com recursos adequados, recuperarmos toda a cidade.” afirmou Juliana Navarro.

Falando em números, nas ações de infraestrutura e urbanismo foram utilizadas 655,5 toneladas de massa asfáltica para recuperação do asfalto. Já das ruas, foram recolhidos 635 m³ de galhos e 6500 toneladas de entulhos e inservíveis. Além disso, 39 árvores foram podadas, 450.000 m² de capim foram roçados mecanicamente e 30 galerias de águas pluviais foram desobstruídas.

As ações contaram com apoio da Secretaria de Obras do GDF,  Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Vigilância Ambiental em Saúde, DF Legal, Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER) e Detran DF.

SOS DF no Gama

Até agora, foram realizadas três etapas do SOS DF em todos os setores do Gama. O programa lançado pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, logo no início da gestão, conta com pintura de faixa de pedestre e lombadas, pintura de meios-fios,  limpeza das ruas e calçadas, retirada de entulho, poda de árvores, limpeza de bocas de lobo e da rede de águas pluviais, corte de grama e recuperação do asfalto.

O SOS DF e o Juntos pelo Gama contribuíram com o desenvolvimento das atividades de infraestrutura e urbanismo, pois conseguiram reunir diversos órgãos do Governo em prol da qualidade de vida dos moradores.

“O trabalho será intensificado a cada dia. O morador tem papel fundamental, informando, por meio da ouvidoria, os locais que necessitam de intervenção. Infelizmente, ainda há o despejo de resíduos em local irregular, e isso afeta negativamente o meio ambiente com a contaminação do solo, entupimento de galerias de águas pluviais, além da proliferação de pragas urbanas que podem transmitir doenças”, afirmou o Coordenador de Licenciamento, Obras e Manutenção, da Administração Regional do Gama, Luccas Ximenes.

A terceira etapa do SOS DF, no Gama, foi realizada, em março, integralmente, na Vila Roriz. A região carecia de muitas ações. “Mapeamos os pedidos da população e vimos que a Vila Roriz era uma das regiões com mais urgência em infraestrutura e urbanismo. Uma das necessidades era a limpeza. Retiramos, aproximadamente, 350 toneladas de lixo, entulhos e inservíveis de toda a localidade. Também limpamos a região, conhecida como Lixão da Vila Roriz, que fica próximo às chácaras. No dia seguinte à ação, já havia pessoas jogando entulhos no local. Devo lembrar que o descarte deste material em via pública é crime e a multa varia de R$ 84 a R$ 20 mil reais. Em breve, teremos uma ação de revitalização no local, mas precisamos contar com o apoio da população nos cuidados e fiscalização”, afirmou Juliana.

Novas conquistas

Uma das conquistas mais recentes foi a cessão de um terreno, na Praça 1 do Setor Sul, da Terracap para a Administração do Gama. A antiga construção será demolida para que seja construído, no local, um novo espaço para prestação de serviços à comunidade. Outro grande avanço foi a assinatura do primeiro termo de adoção de espaços públicos. O dono do supermercado Vivendas, Wilson Alves dos Reis, conhecido como Ceará, adotou a quadra de esportes da 31 do Setor Leste. O lugar será revitalizado.

População beneficiada

Com as ações de infraestrutura e urbanismo da Administração do Gama e do SOS DF, em todos os setores da cidade é possível encontrar pessoas agradecidas e satisfeitas com os trabalhos. “Parabenizo e agradeço pelo benefício que nossa comunidade recebeu que foi a operação tapa-buracos; a limpeza do parquinho e a poda de árvores. A administradora vem fazendo um bom trabalho. Antes, a comunidade estava esquecida. Hoje não”, elogiou a moradora da quadra 30 do Setor Leste, Juliana dos Santos.

A moradora do setor Sul, Ivana Carvalho, comemorou a cessão do imóvel da praça 1. “Estou muito feliz e satisfeita pelo fato de a Terracap ter cedido o direito de uso do local para a Administração do Gama. Muito em breve esse terreno será limpo, demolido e revitalizado. A nossa querida administradora prontamente atendeu a um pedido dos moradores e vai resolver um problema antigo que tantos outros administradores nem tomaram ciência”, destacou Ivana.

“É a primeira vez que vejo a atenção com a nossa quadra 31 do leste. Fico muito feliz com o apadrinhamento do supermercado Vivendas. A criançada também está muito feliz. Eu agradeço a administradora do Gama e toda a sua equipe”, afirmou Nerivaldo Pereira, morador do Gama há 47 anos, ao falar da adoção de espaços públicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here