Em sua sexta edição, esse é o primeiro ano em que o Prêmio ABCOMM de Inovação Digital abre um espaço especial para o empreendedorismo digital feminino. Entre as mais de 20 mil mulheres que concorreram ao prêmio Mulheres no E-commerce, Patrícia Mendonça, CEO da eBlow Marketplace, foi a grande vencedora na categoria Operações, um reconhecimento à excelência nos processos da plataforma que reúne serviços e produtos de luxo para mulheres.
Recém chegada ao mercado digital, a eBlow Marketplace já demonstra com essa premiação que é uma plataforma preparada para atender clientes com alto nível de exigência. Desde a seleção rigorosa de sellers para compor o rol de lojas até a análise da satisfação das clientes ao final da compra. Além disso, foram realizados grandes investimentos em recursos tecnológicos e suporte para que a experiência da consumidora Blow seja perfeita.
“Estou muito feliz em receber este prêmio, porque representa o reconhecimento que a sociedade brasileira tem pelo nosso trabalho. Trago o troféu não só pra mim, para Blow Marketplace, FacUnicamps e também para todas as mulheres brasileiras que trabalham com o comércio digital. Sabemos de todos os desafios que enfrentamos diariamente e um reconhecimento assim nos dá mais força de seguir a caminhada. Parabenizo a iniciativa ABCOMM, na pessoa do Maurício Salvador, e a MNE na pessoa da Carol Moreno”, declara Patrícia Mendonça.
A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM) é hoje a terceira maior organização não governamental do mundo. E lançou o Prêmio ABCOMM como forma de reconhecimento a empreendedores ousados que decidiram encarar o mundo digital dos negócios. Somente em 2020, 150 mil novas lojas online foram criadas. Esse mercado movimentou R$ 126,3 bilhões, dos quais 15% são oriundos do e-commerce.
No meio desse mar de pequenos e gigantes brigando pelos consumidores que a todo momento chegam no mercado online, a organização Mulheres No E-commerce (MNE) vem trabalhando para destacar e fomentar especialmente as iniciativas femininas, criando um ambiente de cooperação mútua. Liderado por Carol Moreno, foi esse movimento que deu nome à nova honraria dentro do Prêmio ABCOMM.
“Através desse prêmio, entendemos que estamos conseguindo empoderar a mulher premiada, fomentar esse desejo em outras mulheres e ao mesmo tempo trazer esse protagonismo feminino à tona. Muitas vezes perguntam: cadê as mulheres para palestrar? Não tem em tecnologia? Não tem em logística? Tem! Tem, sim! Então, o MNE está aí para quebrar essas objeções que existem no mercado”, explica Carol Moreno.
O MNE nasceu como um canal no youtube com 40 seguidoras e hoje é uma comunidade de mais de 20 mil mulheres. E a cada ano, novas mulheres surgem com projetos ousados, com expertise e liderança, reforçando esse protagonismo feminino no e-commerce. Nesse contexto destacou-se Patrícia Mendonça.
“Acho muito legal para a Patrícia e para a empresa, recém chegada e já conquistando esse prêmio. Fico muito feliz quando conseguimos dar destaque a novas mulheres e novos negócios, isso é um grande incentivo ao empreendedorismo. Parabéns à Patrícia e à Blow, desejo todo sucesso ao negócio”, comemora Carol.
Blow
A eBlow Marketplace deve reunir 100 sellers até o final de 2022. Através de pesquisas de mercado e planejamento do novo modelo de negócio, a estimativa é de atrair 1 milhão de visitantes por mês após o período inicial de implantação.
Uma proposta ousada e idealizada por Patrícia Medonça, uma empresária goiana já experimentada como sócia fundadora da FacUnicamps, centro universitário em Goiânia (GO) que segundo o MEC está entre as 70 melhores instituições de ensino superior do Brasil e em primeiro lugar por 7 anos consecutivos no Estado de Goiás.
Com empreendedorismo nato e olhar visionário, Patrícia Mendonça decidiu expandir seu universo de atuação com a Blow a partir de suas experiências de compras internacionais e da própria necessidade de um marketplace que atenda aos seus anseios, unindo segurança e praticidade. Trazer a Blow à vida exigiu um grande investimento de recursos, expertises diversas e, principalmente, a persistência em ver esse projeto acontecer.
“Estamos dando à mulher a praticidade de ter à mão, pelo seu celular, um único ambiente onde ela possa encontrar os looks diários dentro do seu estilo, a peça para uma ocasião especial, o tratamento de pele ou o cirurgião de destaque para o que procura, um pet shop que a atenda sem precisar de muitos cliques, o buffet e a bebida perfeitos para receber convidados; tudo isso com a certeza de que terá o atendimento perfeito dentro da plataforma, com a qualidade, prazo e logística esperados. Pode parecer uma fantasia, mas é isso que a Blow entrega às suas consumidoras”, explica Patrícia Mendonça.