Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

Valor do aço está previsto para aumentar no primeiro bimestre de 2024 

A indústria de ferragens enfrenta desafios significativos no início de 2024, com o aumento dos preços do minério de ferro e do carvão, principais insumos para a produção de aço, impactando diretamente na cotação internacional do produto. Este cenário coloca os consumidores em estado de alerta  para a possibilidade de um aumento nos preços dos produtos siderúrgicos nos próximos meses, tornando a antecipação de compras uma estratégia sensata.

O reajuste, combinado com a valorização do dólar em torno de R$ 4,90 e um prêmio pouco abaixo de 10%, contribuirá para um arrefecimento das importações. Nesse contexto, as usinas tendem a ajustar os preços do aço no Brasil logo nos primeiros meses de 2024. O diretor comercial da Pinheiro Ferragens, Roil Pinheiro, comenta sobre a situação, destacando a importância de os consumidores estarem bem informados quanto às mudanças no mercado. “O aumento nos preços dos insumos, aliado às oscilações cambiais, sinaliza um cenário desafiador para a indústria de ferragens. É fundamental que os consumidores estejam por dentro desta tendência de alta nos preços dos produtos siderúrgicos, tomando medidas preventivas para garantir a viabilidade de seus projetos”, alerta Roil.

A mudança nos custos dos principais insumos da produção do aço é um fator crucial para entender o possível reajuste nos preços. O minério de ferro, projetado a U$ 130 por tonelada no primeiro semestre, e a estabilidade do preço do carvão não deixam margem para redução nos custos das usinas. Com a perspectiva de importações mais restritas e resultados financeiros apertados, a tendência é de que os preços do aço no mercado interno sejam reajustados no primeiro bimestre, estimando-se um aumento entre 5% e 6%.

Além das questões econômicas, Roil Pinheiro destaca a mudança de paradigma nos negócios, acelerada pela pandemia. “A velocidade das mudanças nos fez repensar nossa abordagem ao planejamento estratégico. Não podemos mais contar com projeções de longo prazo com a mesma confiança. A tendência agora é focar em planejamentos mais curtos, reagindo às mudanças, conforme elas ocorrem”, contextualiza o diretor.

A incerteza no mercado global, especialmente relacionada à economia chinesa, é outro fator crucial que influenciará as decisões estratégicas das empresas brasileiras em 2024. As importações de aço da China projetam-se como líderes no aumento, gerando preocupações sobre a competitividade das siderúrgicas locais. Diante desse cenário desafiador, a Pinheiro Ferragens reforça a importância de os consumidores estarem atentos às tendências do mercado e agirem de maneira proativa para garantir a eficiência de seus projetos.

Sobre a Pinheiro Ferragens – Fundada em 1960, a empresa nasceu com o objetivo de comercializar aço para a construção civil. De base familiar e pioneira na capital, foi responsável por oferecer grande parte dos materiais para a construção de Brasília. Atualmente, a empresa trabalha com um mix de mais de dois mil produtos comercializados e industrializados. Localizada no Setor de Indústrias de Brasília e Taguatinga, a loja possui moderna estrutura e serviços diferenciados.

SERVIÇO:

Pinheiro SIA

Telefone: (61) 3012-8181

SIA Trecho 2/3 em frente ao SEBRAE

Pinheiro Taguatinga

Telefone: (61) 3354-8181

QI 11 Lotes 2/26 Taguatinga/DF