Festival Sabores do Cerrado movimenta cenário gastronômico de Brasília

As experiências sensoriais obtidas com as cores, sabores e aromas dos frutos típicos do segundo maior bioma brasileiro, o cerrado, serão destaques de um festival gastronômico que reunirá, entre os dias 14 e 29 de novembro, 30 pequenos empreendimentos de alimentação do Distrito Federal. A cerimônia de lançamento acontece na quarta-feira (14/11), a partir das 14h, na panificadora Vitória, na QI 15 do Lago Sul.

A iniciativa leva o nome de Sabores do Cerrado e aproximará a população brasiliense de panificadoras, confeitarias e minimercados distribuídos pela Capital Federal. O projeto é organizado pelo Instituto de Desenvolvimento das Empresas de Alimentação (Ideal), em parceria com Sebrae no DF e o Sindicato das Indústrias de Alimentação de Brasília (SIAB) e ainda conta com o apoio da S.A Alimentos e da Emulzint – Aditivos Alimentícios.

“Estamos prontos e dispostos a desenvolver a receita adequada para que cada empreendedor consiga evoluir. Sabemos que há carências diversas para ter desempenho e competitividade aceitável, mas o ingrediente para suprir essas carências está no conhecimento”, explica o superintendente do Sebrae no DF, Rodrigo Sá.

Cada empreendimento desenvolveu receitas utilizando itens característicos do cerrado, como a gueroba e o pequi, por exemplo. Os produtos preparados serão comercializados sem um valor pré-estabelecido, mas focados em satisfazer o refinado paladar do exigente público brasiliense.

Panhoquinha candanga, escondidinho de linguiça, quiche goiano, brioche do cerrado, pudim de pamonha, curau cake e tortinha de queijo com goiabada são apenas o nome de algumas das receitas que estarão disponíveis nos cardápios e nas mesas dos estabelecimentos participantes do festival.

E para assegurar a evolução dos pequenos empreendedores, desde meados de outubro as instituições responsáveis pelo projeto ofereceram cursos de produção e consultorias com o propósito de aumentar a competitividade, o lucro e oferecer outras melhorias. Os consultores também realizaram visitas às áreas de atendimento e de produção de cada estabelecimento participante.

 

Festival Sabores do Cerrado

Data: 14 a 29 de novembro de 2018;

Mais informações: www.consultideal.com.br/sabores-do-cerrado

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here