Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

Ampliação da rede de esgoto sanitário em Pirenópolis tem foco na conservação do patrimônio histórico

O município de Pirenópolis, que tem o conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico tombado desde 1990 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), está recebendo, por parte da Saneago, as obras de ampliação do seu sistema de esgotamento sanitário. Para preservar os casarões seculares, ruas e igrejas de arquitetura colonial, a execução segue rigorosamente todas as determinações técnicas do órgão normativo em relação ao monitoramento arqueológico.

A Companhia contratou a Fundação Aroeira, entidade sem fins lucrativos vinculada à Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), com o objetivo de realizar o levantamento e acompanhamento arqueológico das obras. Todas as frentes de serviço passam, inicialmente, por um processo de sondagem da equipe de arqueólogos, visando identificar vestígios históricos. Apenas após a realização dessa etapa, o trecho é liberado para escavação. Atenção especial também é dada à pavimentação, que conta com trabalho artesanal minucioso de retirada e realocação das pedras. 

Com a conclusão dos trabalhos, prevista para o primeiro semestre de 2021, a expectativa é que cerca de 60% da população pirenopolina seja atendida com os serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto. O benefício vai transformar o atual cenário de utilização de fossas sépticas, contribuindo para a preservação do lençol freático e de importantes cursos d’água, como o Rio das Almas, que atravessa a cidade e tem grande apelo turístico – setor em que o município é destaque goiano e nacional.

Contrato

As obras do sistema de esgotamento sanitário de Pirenópolis incluem a implantação de 4.195 ligações domiciliares e de mais de 60 km de redes coletoras. Além disso, está sendo executada a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), com construção de uma caixa de areia, um reator anaeróbio com dois módulos de 500 metros cúbicos cada, dois leitos de secagem e duas lagoas de tratamento – sendo uma facultativa e uma de maturação. O valor dos investimentos é de aproximadamente R$ 17,3 milhões, provenientes de recursos próprios e federais (OGU-PAC).

Superintendência de Comunicação e Marketing da Saneago – Governo de Goiás