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Programação Cina Brasília

  • Destaque para a  sessão especial, dia 19, do clássico em versão restaurada em 4K de Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha, filme que colocou definitivamente o cinema brasileiro no mapa cinematográfico mundial.  Após a sessão, debate com Lino Meireles, Paloma Rocha e Míriam Silvestre.

 

  • Estreia do singelo documentárioBem-Vindos de Novo, de Marcos Yoshi, sobre a saga dos dekasseguis que, na virada do milênio, vão tentar uma vida melhor no Japão.

 

  • A semana ainda promove outra estreia nacional,Urubus, de Claudio Borrelli, com produção executiva de Fernando Meirelles, que acompanha a história de um jovem líder de um grupo de pichadores que escala os edifícios mais altos de São Paulo.

 

  • OVIII Festival Internacional de Cinema LGBTQIA+ prossegue com as duas últimas sessões.

 

  • Continuam em cartazEO, de Jerzy Skolimowski, filme vencedor do Prêmio do Júri em Cannes na seleção oficial de longas, em 2022, e Corpolítica, de Pedro Henrique França, documentário que discute a pequena representatividade LGBTQIA+ no cenário político do Brasil.

 

  • Para o público infantil, exibição deSuper Mario Bros – O Filme, uma animação espetacular.

 

  • O genialSideral, de Carlos Segundo, é o curta–metragem da semana.

 

  • Os filmesCorpolítica,Urubus e Super Mario Bros – O Filme possuem acessibilidade de legendas, libras e audiodescrição através do aplicativo Mobi LOAD.

 

Obra incontestável pela relevância e por tudo o que ele significa para o cinema brasileiro Deus e o Diabo na Terra do Sol ganhou versão restaurada em 4K pela união de esforços do produtor Lino Meireles e da diretora Paloma Rocha, filha de Glauber Rocha. A nova versão do filme teve sua estreia mundial, em 2022, na seção Cannes Classics, na 74ª edição do Festival de Cannes. Curiosamente, Deus e o Diabo havia estreado mundialmente em 1964 na mostra competitiva do mesmo festival. É o segundo longa-metragem de Glauber, realizado dois anos depois de Barravento. Mas é Deus e o Diabo a obra que marca o apogeu do Cinema Novo, movimento inaugurado ainda nos anos 50, que marca a entrada do cinema brasileiro em sua fase adulta e moderna.

O Cinema Novo de Glauber revolucionou a herança do neorrealismo italiano que, sem dúvida, marcou profundamente filmes como Rio 40º (1955) e Rio Zona Norte (1957), ambos de Nelson Pereira dos Santos, pioneiro do movimento. Deus e o Diabo é uma criação barroca, terceiro-mundista, com influências da Nouvelle Vague francesa, especialmente Godard, da vanguarda russa de Eisenstein, da literatura de cordel, do documentário social, do teatro simbolista e ainda do faroeste. É ver para crer. Glauber foi o apóstolo principal desta segunda etapa do Cinema Novo, manifestada em todos os seus filmes posteriores, assim como em seus escritos. Tinha o dom da polêmica e gostava de dizer que era partidário de “uma cultura em transe”, definição que vinha ao encontro de seu filme Terra em Transe, rodado em 1967.  Enfim, a projeção de Deus e o Diabo na Terra do Sol é uma oportunidade para não se perder.

A sessão especial do filme marca as celebrações da Semana do Cinema Brasileiro. Em seguida ao filme, haverá um debate com o tema “Deus e o Diabo na Terra do Sol: o que uma restauração proporciona” com o produtor da restauração e diretor do documentário Candango: Memórias do Festival, Lino Meireles; da  cineasta Paloma Rocha que, além da direção de inúmeros curtas e longas-metragens, vem trabalhando incansavelmente na recuperação e divulgação do acervo de Glauber Rocha e  dirigiu todo o processo de restauração do filme e Míriam Silvestre, doutora em História, criadora e professora do curso “O Cinema Brasileiro e sua História”.

Outra estreia da semana é Bem-Vindos de Novo, de Marcos Yoshi, sobre a saga dos dekasseguis, descendentes japoneses que têm a entrada facilitada na “terra do sol nascente” para atuar na linha de produção de diversas fábricas. Apesar das condições precárias de trabalho e da carga horária excessiva, diversos brasileiros com traços asiáticos embarcam nessa jornada por um salário maior do que recebiam no Brasil. Bem-Vindos de Novo é um filme simples, mas que traz questões muito importantes sobre identidade e pertencimento. O documentário acompanha a reconexão entre o casal descendente de japoneses Yayoko e Roberto Yoshisaki e seus 3 filhos, que foram deixados aos cuidados dos avós por 13 anos, enquanto os pais trabalhavam no Japão. A complexa reconstrução afetiva familiar é documentada pelo filho, o diretor Marcos Yoshi.

Yoshi utiliza imagens antigas para criar empatia com os espectadores São vídeos e fotografias da sua família em períodos de férias. Ele narra que os pais tinham uma loja de cosméticos em Cidade do Leste no auge do plano real. Trabalhavam muito e prosperaram financeiramente. Quando Marcos e suas duas irmãs eram adolescentes, sem que ele entendesse bem os motivos, os pais decidiram migrar para o Japão, deixando os filhos aos cuidados dos avós. O plano era juntar dinheiro, trabalhando em fábricas, e retornar ao Brasil depois de dois anos. Ficaram treze anos longe dos filhos. Quando voltaram, o filho já estava formado em cinema. Ele filma o reencontro e a reaproximação familiar.

As filmagens mostram a vida íntima dessa família que tenta se refazer. Os pais, mais uma vez, entram em uma rotina na qual trabalham muito, dessa vez em um restaurante de hotel. Pais e filhos se reencontram em cidades brasileiras diferentes. Há sempre deslocamento, trabalho e sacrifício familiar. Marcos encontra fotos dos avós junto a outros imigrantes japoneses trabalhando no campo, em terras brasileiras. Marcos e suas irmãs também passaram um tempo no Japão para ajudar com os gastos que o pai teve com seus problemas de saúde. As irmãs relembram suas experiências ruins, relacionadas ao excesso de trabalho. Bem-vindos de Novo é um filme informativo sobre uma situação dramática e desconhecida pela maioria dos brasileiros.

Urubus, de Claudio Borrelli, é outra novidade da programação. O longa fictício é baseado em fatos reais e retrata o movimento da pixação na cidade de São Paulo. O filme mostra como funcionam os códigos de conduta que regem a estrutura do movimento pixo e sua dinâmica na cidade, revelando como esses jovens transitam entre a periferia e o centro, e como o ato de pixar questiona os limites usuais entre arte e política. O filme possui os recursos de acessibilidade legendas, audiodescrição e janela de Libras através do aplicativo MobiLOAD.

Permanece em cartaz EO, do grande diretor polonês Jerzy Skolimowski, e o documentário Corpolítica, de Pedro Henrique França. EO tem sido uma das estreias mais celebradas do ano. O filme é uma homenagem do cineasta polonês a um clássico do cinema francês “Au Hasard Balthazar”, do extraordinário Robert Bresson.

EO é um burrico cinza de olhos melancólicos. Na sua jornada ele conhece pessoas boas e más: após deixar o circo, percorre Polônia e Itália, experimenta alegria e dor, transforma sua sorte em desastre e seu desespero em uma inesperada felicidade. Mas nem por um momento perde sua inocência.

Skolimowski dirigiu 19 longas nos últimos 63 anos de carreira. Recebeu o Urso de Ouro no Festival de Berlim pelo filme “Le Départ”, em 1967; e o Grande Prêmio do Júri do Festival de Cannes por “O Grito”, em 1978. Em 1982, com “Moonlighting”, protagonizado por Jeremy Irons, venceu o Prêmio de Melhor Roteiro em Cannes. Outra de suas grandes obras, “O Ato Final” (1970) foi considerado um dos maiores filmes da década.

Posteriormente, em 2008, ano que marca o seu retorno à realização depois de 17 anos, Skolimowski apresentou “Quatro Noites com Anna” na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes. Em 2011, com “Essential Killing”, protagonizado por Vincent Gallo, venceu o Grande Prêmio do Júri na Mostra de Veneza. Com EO, lançado em Cannes em 2022, recebeu, além do Prêmio do Júri, a indicação ao Oscar de Melhor Filme Internacional.

Ainda em cartaz, Corpolítica, documentário oportuno e relevante, acompanha as candidaturas de quatro pessoas LGBTQIA+ às eleições de 2020. São personagens do filme a vereadora de São Paulo Erika Hilton (Psol), a então candidata a vereadora pelo Rio de Janeiro Andreá Bak (Psol), a vereadora do Rio de Janeiro, Monica Benício (Psol) e o candidato a vereador por São Paulo, William de Lucca (PT). O filme possui os recursos de acessibilidade legendas, audiodescrição e janela de Libras através do aplicativo MobiLOAD.

Para o diretor Pedro Henrique França, é necessário continuar discutindo sobre a presença dos corpos LGBTQIA+ nas estruturas de poder. “Nenhuma lei, das poucas e muito recentes leis de proteção e direitos à população LGBTQIA+, saiu até hoje do Congresso Nacional. Tudo o que tivemos veio do Judiciário por omissão do legislativo. Representamos hoje, mesmo com uma sensação de progresso, apenas 0,16% dos cargos eletivos brasileiros. Corpolítica quer trazer esse debate para a sociedade, despertar novos corpos a entenderem que é a partir da política que faremos as mudanças necessárias e fazer um chamamento à diversidade na prática, para além do discurso.

PARA CRIANÇAS – A sessão infantil do Cine Brasília exibe Super Mario Bros – O Filme, animação de grande sucesso, dirigida por Aaron Horvath e Michel Jelenic. O longa é uma adaptação da série de videogames Super Mario Bros. O filme possui os recursos de acessibilidade legendas, audiodescrição e janela de Libras através do aplicativo MobiLOAD.

CURTA-METRAGEM – O delicioso curta-metragem Sideral, de  Carlos Segundo, se passa na Base Aérea de Natal. O Brasil se prepara para lançar o primeiro foguete tripulado para o espaço. Este dia histórico afeta a vida de Marcela, Marcos e seus dois filhos. Ela é faxineira e ele, mecânico, mas ela sonha com outros horizontes. O curta será exibido na mesma sessão do longa Bem-Vindos de Novo, seguindo com o compromisso de semanalmente exibir um filme da Seleção de Curta-metragem da Chamada Pública do Cine Brasília acompanhando um longa programado.

PROGRAMAÇÃO

QUINTA-FEIRA (15/06/2023)

10h00 – Super Mario Bros – o Filme

14h00 – Sideral (curta) + Bem-Vindos de Novo

16h30 – Corpolítica

19h00 – Em Meu Nome (FESTIVAL LGBTQIA+)

21h00 – Meu Lugar no Mundo (FESTIVAL LGBTQIA+)

SEXTA-FEIRA (16/06/2023)

10h00 – Super Mario Bros – o Filme

14h00 – Sideral (curta) + Bem-Vindos de Novo

16h30 – Corpolítica

18h40 – Urubus

21h00 – EO

SÁBADO (17/06/2023)

10h00 – Super Mario Bros – o Filme

14h00 – Sideral (curta) + Bem-Vindos de Novo

16h30 – Corpolítica

18h40 – Urubus

21h00 –  EO

DOMINGO (18/06/2023)

10h00 – Super Mario Bros – o Filme

14h00 – Sideral (curta) + Bem-Vindos de Novo

16h30 – Corpolítica

18h40 – Urubus

21h00 – EO

SEGUNDA-FEIRA (19/06/2023)

14h00 – Sideral (curta) + Bem-Vindos de Novo

16h30 – Corpolítica

19h00 – Deus e o Diabo na Terra do Sol + Debate

TERÇA-FEIRA (20/06/2023)

10h00 – Super Mario Bros – o Filme

14h00 – Sideral (curta) + Bem-Vindos de Novo

16h30 – Corpolítica

18h40 – Urubus

21h00 – EO

QUARTA-FEIRA (21/06/2023)

10h00 – Super Mario Bros – o Filme

14h00 – Sideral (curta) + Bem-Vindos de Novo

16h30 – Corpolítica

18h40 – Urubus

21h00 – EO

ESTREIAS

Deus e o Diabo na Terra do Sol

(Drama/Aventura/Brasil/1965/120min)

De Glauber Rocha
Com: Geraldo Del Rey, Yoná Magalhães, Maurício do Valle, Othon Bastos

Sinopse: Manuel (Geraldo Del Rey) é um vaqueiro que se revolta contra a exploração imposta pelo coronel Moraes (Milton Roda) e acaba matando-o numa briga. Ele passa a ser perseguido por jagunços, o que faz com que fuja com sua esposa Rosa (Yoná Magalhães). O casal se junta aos seguidores do Beato Sebastião (Lídio Silva), que promete o fim do sofrimento através do retorno a um catolicismo místico e ritual. Porém ao presenciar a morte de uma criança Rosa mata o beato. Simultaneamente Antônio das Mortes (Maurício do Valle), um matador de aluguel a serviço da Igreja Católica e dos latifundiários da região, extermina os seguidores do beato.

Classificação indicativa: 14 anos

Bem-Vindos de Novo

(Documentário/Brasil/115min/2023

De Marcos Yoshi

Sinopse: Bem-Vindos de Novo é um documentário brasileiro que resgata a história de uma família com a ajuda de materiais caseiros. Na virada do milênio, Yayoko e Roberto Yoshisaki foram para o Japão em busca de melhores condições de vida, deixando seus três filhos no Brasil, sob o cuidado dos avós. Treze anos depois, o casal retorna para cá, e o reencontro provoca em toda a família um complexo processo de reconstrução afetiva. Todo o material que compõe o longa-metragem foi produzido por Marcos Yoshi, um dos filhos do casal, que também atua como diretor e roteirista do documentário, trabalhando em conjunto com os produtores Lucas Barão, Heitor Franulovic e Paulo Serpa.

Classificação indicativa: 10 anos

Urubus

(Drama/Brasil/2023/114min)

De Claudio Borrelli
Com: Gustavo Garcez, Bella Camero, Santaella, Júlio Martins, Roberto Orlando, Matias Antônio

Sinopse: Na quarta maior cidade do mundo, São Paulo, onde a pichação cobre mais muros e prédios do que qualquer outro lugar no planeta, Trinchas (Gustavo Garcez) comanda um grupo de pichadores que escala os edifícios mais altos para deixar sua marca. Mas, quando Trinchas conhece Valéria (Bella Camero), uma estudante de pós-graduação em arte, uma paixão surge entre os dois. Os mundos distintos do casal colidem, resultando na invasão da 28ª Bienal de São Paulo. A partir de então, a pichação ocupa lugar no mundo da arte e o grupo de jovens invisíveis da periferia, torna-se protagonista de um polêmico debate cultural.

Classificação indicativa: 16 anos

EM CARTAZ

EO

(Drama/Polônia/Itália2022/88min)

De Jerzy Skolimowski

Com: Sandra Drzymalska, Mateusz Kosciukiewicz, Lorenzo Zurzolo, Isabelle Huppert, Tomasz Organek.

Sinopse: O mundo é um lugar misterioso quando visto pelos olhos de um animal. Eo, um burro cinza com olhos melancólicos, conhece pessoas boas e más ao longo do caminho. Após deixar o circo, percorre da Polônia até à Itália, experimenta alegria e dor, transforma sua sorte em desastre, seu desespero em uma inesperada felicidade. Mas nem por um instante ele perde sua inocência.

Classificação indicativa: 14 anos

Corpolítica

(Documentário/Brasil/102min/2023)

De Pedro Henrique França

Com: Andréa Bak, Erika Hilton, Fernando Holiday, William De Lucca e Mônica Benício

Sinopse: O documentário investiga o vazio de representatividade LGBTQIA+ no cenário político do Brasil, país que mais mata pessoas LGBTQIA+ no mundo. Diante de um recorde de candidaturas LGBTQIA+ nas eleições brasileiras de 2020, em um momento histórico no país e no mundo, candidatos e políticos relatam suas experiências e as violências vividas dentro de seus processos de afirmação e na luta por direitos.

Classificação indicativa: 14 anos

INFANTIL

Super Mario Bros – O Filme

(Animação/USA/2023/92min/Dublado)

De Aaron Horvath e Michel Jelenic

Sinopse: Mario é um filme baseado na série de videogames Super Mario Bros, da Nintendo. No filme, Mario é um encanador qualquer no bairro de Brooklyn junto com seu irmão Luigi. Um dia, Mario e Luigi vão para o reino dos cogumelos, governado pela Princesa Peach, mas ameaçado pelo rei dos Koopas, Bowser, que vai fazer de tudo para conseguir reinar em todos os lugares. É quando Luigi é raptado por Bowser e o usa para procurar Mario, o único capaz de deter o Koopa e reestabelecer a paz. Mario terá que aprender como viver nesse novo reino perigoso, passando por vários biomas, aprender a dirigir carros, utilizar itens que o fazem soltar bolas de fogo das mãos, virar um animal e andar em plataformas nada confiáveis. Também estará acompanhado de amigos, como Toad e Donkey Kong.

Classificação indicativa: Livre

SELEÇÃO DE CURTAS

Sideral

(Ficção/Rio Grande do Norte/15’19’’2022)

De Carlos Segundo

Com: Enio Cavalcante, Robson Medeiros, Priscilla Vilela, Fernanda Cunha, Mateus Cardoso, Matheus Brito e George Holanda

Sinopse: Na Base Aérea de Natal, o Brasil se prepara para lançar o primeiro foguete tripulado para o espaço. Este dia histórico afeta a vida de Marcela, Marcos e seus dois filhos. Ela é faxineira e ele, mecânico, mas ela sonha com outros horizontes…

Classificação indicativa: Livre

VIII FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA LGBTQIA+

Em meu nome

(Documentário/Itália/2022/98min)

De Nicolò Bassetti
Sinopse: Nic, Leo, Andrea e Raff são um grupo de amigos muito próximos. Eles são de diferentes regiões da Itália e se conheceram em Bolonha. Em momentos distintos, todos eles realizaram a transição de gênero da identidade feminina para a masculina. Dia após dia, eles enfrentam corajosamente as muitas dificuldades que um mundo rigidamente binário coloca no caminho de suas necessidades e no direito de serem quem são.

Classificação indicativa: 12 anos

Meu lugar no mundo

(Ficção/Espanha/2022/90min)

Dir. Adrián Silvestre
Sinopse: Raphi é uma jovem francesa que trabalha em Barcelona e sonha em formar uma família tradicional, mas não tem sorte nos encontros. Diagnosticada com disforia de gênero, ela inicia o processo de transição que a levará a uma árdua viagem para encontrar sua identidade e lugar no mundo.

Classificação indicativa: 12 anos