Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

Berço de Goiás, Luziânia encanta embaixadores de 16 países

O sol da manhã iluminava as fachadas coloniais da Rua do Rosário, em Luziânia, quando os primeiros embaixadores começaram a chegar. A cidade, com quase 300 anos, foi escolhida para mais uma edição do projeto “Embaixadores no Entorno”, promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO), em parceria com a Secretaria de Relações Internacionais do DF (Serinter-DF) e a Prefeitura de Luziânia. A iniciativa contou ainda com o apoio da Goiás Turismo e do Gabinete de Relações Internacionais de Goiás, reforçando o compromisso em promover as potencialidades do Entorno do DF.

Logo na entrada do casarão histórico, tombado pelo patrimônio, o aroma de café passado e biscoitos fritos artesanais recebiam os visitantes. A mesa farta, decorada com quitutes típicos, era um convite à experiência dos sabores goianos. Entre uma fatia de bolo e um gole de café, os diplomatas conheciam um pouco mais sobre a história de Luziânia, o berço de Goiás.

Estiveram presentes representantes diplomáticos de 16 países: Suriname, Botsuana, Rússia, Sudão, Equador, Jordânia, Tailândia, Panamá, Paraguai, Argélia, Filipinas, Indonésia, Camboja, Belarus, Trinidad e Tobago e Guatemala.

A caminhada pela Rua do Rosário foi como um mergulho no tempo. Os casarões centenários guardam histórias de gerações, e a imponência da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, construída por escravos no século XVIII, impressionou os visitantes. Entre fotos e conversas sobre o passado da cidade, o secretário da SEDF-GO, Pábio Mossoró, destacou a importância da iniciativa:

“Este programa é justamente para mostrarmos o potencial das cidades que compõem a Região Metropolitana do DF. É uma alegria receber embaixadores na nossa região e apresentar esta cidade linda, berço de Goiás.”

Ainda sobre a relevância do projeto, o chefe do Gabinete de Assuntos Internacionais do Governo de Goiás, Giordano Souza, ressaltou o empenho do governo em valorizar o Entorno: “É a primeira vez que um governador realmente volta seus olhos para essa área do Entorno e desenvolve uma política pública para essa região. Agradeço ao secretário do Entorno, que está empenhado em fazer um trabalho diferenciado, voltado para as cidades do Entorno, resgatando essa relação com Goiás e com a capital federal.”

No Clube Pescar, um dos pesqueiros mais renomados do Centro-Oeste, os embaixadores experimentaram a culinária goiana, enquanto visitavam uma feira de artesãos locais. Queijos artesanais, doces tradicionais e cervejas produzidas na região chamaram a atenção dos visitantes. Para o secretário de Turismo de Luziânia, Luciano Braz, o evento é uma oportunidade de fortalecer as tradições locais:

“Mostrar nossa cultura para o mundo é uma oportunidade de fortalecer o potencial turístico e cultural da região. Luziânia tem um patrimônio riquíssimo e encantou os visitantes com sua história e hospitalidade.”

A última parada do dia foi no Bali Park Resorts, que surpreendeu os diplomatas com a sua imensa praia artificial, considerada a maior da América do Sul. A areia branca e as águas cristalinas criaram um cenário inusitado para o cerrado goiano. O passeio de catamarã pelo Lago de Corumbá IV permitiu aos visitantes apreciar a paisagem natural, encerrando o roteiro em grande estilo.

Para o secretário executivo da Serinter, Paulo Cesar Pagi Chaves, o sucesso do programa reflete o interesse genuíno dos diplomatas:

“Estamos no quinto evento, e os embaixadores demonstram cada vez mais interesse em conhecer o Entorno. Isso ajuda a divulgar nossa região para o mundo. Embaixadores que nem confirmaram acabam aparecendo. Eles gostam muito de vir, de conhecer e participar. Eles têm interesse e depois divulgam em seus países, atraindo turistas estrangeiros para o Entorno.”

A embaixatriz do Panamá, Ivone Mendes, também expressou sua admiração pela cidade:

“Fiquei encantada com a acolhida que recebemos, com as tradições do Brasil, a comida e a dança. Tudo nos encantou.”

Em um dia de imersão cultural e turística, Luziânia se despediu dos embaixadores com a certeza de que o Entorno é mais que um caminho para Brasília—é um destino com identidade própria, história viva e riqueza a ser compartilhada com o mundo.

Secretaria do Entorno do DF | Governo de Goiás